Boa tarde pessoal =)
Hoje vou falar sobre os tipos de pele e quais os cuidados devidos para cada um deles.
Existem 4 tipos de pele :
Normal
Menos frequente dentre todos os tipos de pele, a pele normal tem textura saudável e aveludada. Além disso, possui elasticidade ideal e produz gordura natural em quantidade adequada. Normalmente, a pele normal apresenta um aspecto rosado, com poros pequenos e pouco visíveis, e é pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas.
Para cuidar da pele normal, basta uma rotina de limpeza que não altere o seu equilíbrio natural. Os agentes devem ser suaves, os hidratantes podem ser leves sem descuidar da proteção solar. As loções hidratantes líquidas, à base de ceramidas e hidratantes são as mais indicadas, os cravos e espinhas são raros e podem ser combatidos facilmente com produtos secativos e bactericidas. Os tônicos não devem conter álcool.
Seca
A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa a descamação e vermelhidão. A pele seca também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas rugas e fissuras.
Para a limpeza devemos utilizar loções no lugar de sabonetes, devem ser suaves e hidratantes; sabonetes em barra devem ser abandonados. Todos os procedimentos que ressecam a pele devem ser evitados. Como os banhos longos e água quentes e tônicos alcoólicos que enfraquecem a camada protetora da pele. É preciso usar hidratantes de preferência logo após o banho com o corpo ainda úmido e cremes específicos que reduzam a perda de água e de óleo.
A pele seca é determinada pela genética, mas fatores externos podem agravar esta condição. Dentre eles encontram-se os agente desidratantes, como a baixa umidade do ar e permanência prolongada em ambientes refrigerados. É fundamental o consumo constante de água. No inverno, os cuidados com a pele seca devem ser ainda mais intensos. Os tratamentos estéticos de hidratação podem ajudar a melhorar as peles secas.
Oleosa
A pele oleosa tem aspecto mais brilhante, úmido e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele fatores como alterações hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa apresenta os poros dilatados, e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas.
A pele oleosa, porém, é mais resistente á ação dos agentes externos e protege-se melhor contra o envelhecimento, já que a gordura forma uma camada protetora que mantém sua umidade e seu equilíbrio. Geralmente é mais hidratada, mas pode também sofrer de desidratação, tornando-se áspera e descamada, apesar de oleosa. Também deve-se evitar a água quente, pois a retirada da gordura estimula uma produção maior de óleo como efeito rebote.
Mista
É o tipo de pele mais frequente, e apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo) e seco nas bochechas e extremidades. A pele mista tem espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas e precoces.
Essa pele requer cuidados como usar hidratantes apenas nas áreas secas e sempre dar preferência para produtos livres de óleo tanto para limpeza, hidratação, maquiagem e fotoproteção.
Devemos estar atentos aos cosméticos que utilizamos, e utilizar produtos específicos para nosso tipo de pele.
E lembrando que independentemente do seu tipo de pele devemos fazer o uso diário de FPS.
Espero que tenham gostado *-*
Até mais e Beeeijooos ♡
0 comentários:
Postar um comentário